Agente de Segurança Penitenciária.
Essencial à paz. Invisível à sociedade.

Vocação
e Experiência

A Segurança Pública é um direito de todos, que hoje faz parte do desejo de transformação do Brasil para os próximos anos. Garantir segurança à população é, antes de tudo, respeitar a vocação e a experiência de quem lida com o caos nos presídios de peito aberto diariamente. Não há garantia de paz sem que todos estejam em harmonia.

Determinação
e Coragem

Mais do que combater o crime é preciso mantê-lo sob controle, porém com perspectivas de mudança. Nós, Agentes de Segurança Penitenciária, conhecemos profundamente essa realidade. Condições dignas é o mínimo que nos falta, pois o mais importante carregamos dentro de nós. Somos a alma e o desejo por dias melhores; somos homens e mulheres de bem, “presos” para garantir a liberdade da população.

Agentes trabalham para garantir a paz sem que a sociedade perceba

SUPERLOTAÇÃO
VS. AGENTES

As dificuldades são muitas e poucos as conhecem. O Brasil tem 726 mil presos, a 3ª maior população carcerária do mundo. É o dobro do número de vagas disponíveis. Algumas cadeias chegam a ter 50 presos para cada Agente. No estado de São Paulo são cerca de 230 mil presos para 27 mil Agentes. A recomendação da OMS é de 5 presos para cada Agente Penitenciário.

Ler mais

Infraestrutura
VS. Políticas

Não é apenas a falta de vagas um dos graves problemas do sistema prisional, mas também as estruturas precárias e falta de consonância política entre os elos de segurança.
A falta de investimentos e políticas públicas que foquem no ambiente interno são determinantes para o sentimento de insegurança do próprio trabalhador.

Ler mais

Saúde Vs. Ambiente
de Trabalho

É impossível separar as péssimas condições de trabalho dos Agentes Penitenciários da própria negligência do sistema prisional brasileiro. A sanidade física e mental de milhares de trabalhadores é colocada à prova a cada hora. Apesar de tudo, continuam de pé e lutam diariamente. O que falta é apenas um “jogo justo” para esses profissionais.

Ler mais

Violência
Vs. Segurança

Os Agentes são como escudos humanos, deixados à própria sorte e risco. Vítimas diretas frequentes de rebeliões, estes profissionais enfrentam uma situação delicada apenas com um apito e uma caneta nas mãos. Sem vocação e coragem existiria a mesma determinação para continuar?

Ler mais

Compreender a dinâmica dentro das prisões é garantir a esperança fora das grades